Seja bem-vindo
Belo Horizonte,30/04/2025

  • A +
  • A -

Adri Fernandes

A moda da Grécia Antiga: mais atual que nunca

Como a vestimenta grega influencia a moda nos dias atuais

Fonte: https://moda.kimika.com.br/materia/a-grecia-como-inspiracao-para-o-mundo-da-arte-e-da-moda-
A moda da Grécia Antiga: mais atual que nunca Coleção 2018, da Chanel.

Desde a Antiguidade, as roupas eram feitas com base em suafuncionalidade. Ocasiões especiais exigiam vestimenta um pouco mais elaborada eornamentos, mas na rotina diária, o que mandava era a simplicidade epraticidade para a execução das tarefas. Num local quente, como a Grécia,quanto menos pano, melhor. Isso para os adultos, porque as crianças não usavamnada, absolutamente nada sobre a pele. E, não, não falo de tribos das cavernas,falo de civilizações já formadas, cidades-estados (as polis), onde os adultosse vestiam e as crianças não.

Tudo era fabricado em casa e um mesmo tecido era reutilizado,reestilizado, conforme a ocasião ou a moda da época. A roupa era um tecidoretangular ou quadrado, dobrado em volta do corpo, preso em pontos estratégicoscom alfinetes, a túnica, e tingido com cores vibrantes e padronagensespecíficas. A mesma túnica era usada por homens e mulheres e seu cumprimento eestilo variava conforme o trabalho que se desenvolvia. Isso era o básico dentrode casa. Para ir à rua, jogavam um manto, também unissex, sobre a túnica. Eventualmente,usavam acessórios, como cintos, chapéus e sapatos.

No inverno, os gregos antigos usavam uma capa de lã drapeada sobre atúnica e que também servia de cobertor. As mulheres preferiam um xale e osjovens, capas mais curtas.

Apesar da simplicidade, o vestuário tinha papel importante na sociedade,indicando a classe social da pessoa, sendo possível observar de longe, porexemplo, se quem vinha era uma mulher casada (com a cabeça coberta), uma escrava (túnicascurtas) ou uma prostituta (túnicas de gaze transparente), afinal, “uma mulhereducada nunca mostrava a pele”. E a classe social, não tinha necessariamente aver com poderio econômico. Contam que um determinado político era tão pobre quenunca saia à rua com sua esposa, pois ambos precisavam revezar-se no uso de ummesmo manto.

Esse manto poderia ser utilizado de diversas maneiras sobre o corpo.Para as mulheres, por exemplo, havia 12 variedades de dobras e comprimentos.


Os calçados eram feitos em couro de boi, algumas vezes tingido devermelho, preto, amarelo ou branco, e decorados com metais preciosos, quando oindivíduo tinha maior status social. Tratava-se de uma peça cobrindo o peito dopé, outra a sola, ambos presos com tiras que podiam ir até os joelhos. Como nãoutilizavam bolsas, os cintos eram muito usados para guardar dinheiro e pequenosobjetos. Também faziam um tipo de dobra no tecido para formar pequenos bolsos.

Não havia roupa íntima, ou seja, por baixo da túnica, nada. Durantepráticas desportivas, as mulheres usavam uma tira que apertava os seios, masfora isso, tudo livre, leve e solto.

A maquiagem era exagerada para as prostitutas e leve para “as educadas”.Quando mais branca a pele, ainda que por efeito de maquiagem, maior oindicativo de que a mulher era “do lar”, resguardada de olhares indiscretos. Openteado também indicava posição social, podendo utilizar pinturas (loiras) eperucas.

No universo feminino, em especial, a moda sempre foi sinônimo deelegância, sensualidade e empoderamento, por isso, as mitológicas deusasgregas, que materializavam todo esse contexto, ainda inspiram estilistas detodos o mundo, combinando luxo e simplicidade, imponência e conforto. Mais dedois mil anos depois, Chanel, Prada, Versace e Dior, entre outros, beberam na fonteda moda grega antiga para muitas de suas criações.

A Grécia Antiga foi o berço do critério clássico de belo: harmonia pelasimetria. E ainda que a moda popular atual mostre que também há beleza naassimetria, é o critério clássico que garante acesso a todos os ambientes.

Desde sempre, a roupa é indicativo de muita coisa a respeito doindivíduo e sempre existiram códigos de vestimenta. Porque insistimos emignorar isso, querendo usar qualquer coisa, de qualquer jeito, em qualquerlugar?


Fonte:

https://www.worldhistory.org/trans/pt/2-20/indumentaria-da-grecia-antiga

https://www.nationalgeographic.pt/historia/o-vestuario-na-grecia-simples-mas-elegante_3077

https://www.corasoares.com.br/historia-da-moda-grecia-antiga/

https://evolucaodamoda.weebly.com/moda-na-greacutecia.html

https://moda.kimika.com.br/materia/a-grecia-como-inspiracao-para-o-mundo-da-arte-e-da-moda-



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.