Seja bem-vindo
Belo Horizonte,25/04/2025

  • A +
  • A -

Rafael Niquini: um salto de sucesso aos 30


Rafael Niquini: um salto de sucesso aos 30 Foto: Cristiano Tadeu

O amor do talentoso estilista Rafael Niquini pela área da moda começou ainda na infância, através da influência de sua mãe, seja no uso de roupas admiráveis e estilosas ou enquanto leitora assídua da Revista Manequim. 

Acompanhe a história inspiradora deste jovem que foi escolhido pela moda para trilhar um caminho de sucesso e criatividade, em depoimento exclusivo para a Revista Salto!

Os primeiros passos na moda

“Desde criança sempre tive grande admiração pelas roupas que minha mãe usava (ela sempre foi minha grande inspiração). Gostava de ver como minha mãe era uma mulher de presença marcante com suas roupas, maquiagem, acessórios e os saltos altos, aquilo me encantava os olhos. Minha mãe sempre foi minha grande inspiração, exagerada mas com medidas, e quando fui ficando mais velho, até dava alguns pitacos quando a acompanhava em compras... As vendedoras não gostavam, umas amavam!

Quando adolescente por volta dos 13 anos, minha mãe assinou a revista de moda (Manequim) e eu lia todas (quando o  motoqueiro jogava, fazia um barulho na garagem eu ia correndo pegar antes da minha mãe). Deslumbrado com os looks que as mulheres vestiam, isso foi contribuindo para aperfeiçoar meu olhar para a melhor combinação entre as peças. 

A Enilda mais conhecida como Nilda, que me criou também desde os meus 2 anos de idade, achava as revistas no banheiro porque lá era o único lugar que eu podia ler com calma e às vezes esquecia no meu esconderijo e Nilda achava e guardava segredo. Eu até recortava alguns modelos de vestidos e que compuseram o primeiro portfólio que montei... 

A revista Manequim foi um grande marco da minha vocação, a partir das leituras fui refinando meu olhar e comecei a sugerir combinações de roupas para minha mãe, ‘olha esse jeans combina com aquela blusa de cor tal’. 

Na escola, junto com os livros pesadíssimos eu levava na mão, havia uma pilha de revistas, eu também passei a ser um Personal Style das minhas amigas, especialmente da Laiana e da Ana, sugerindo quais vestidos elas deveriam usar para cada ocasião (aniversários, casamentos, formaturas etc), somos amigos até hoje e elas continuam vestindo Rafael Niquini (risos).

Minha mãe gostava de comprar roupas na loja da Lurdinha, que se chamava Mania de Querer e, sempre que eu a acompanhava, dava meus pitacos com as clientes da Lurdinha compondo looks e até mesmo sugestões com a paleta de cores e as mulheres amavam!

Acredito que ali começou de fato minha carreira, eu não escolhi a moda, a moda me escolheu... Eu sempre achei a Lurdinha uma mulher muito independente e empoderada, muito além do seu tempo, lutava por seus objetivos, foi com ela que vi os primeiros desfiles nesse formato de show.

Por volta dos meus 15/17 anos comecei a desenhar uns modelos de vestidos de festas e a primeira pessoa que viu meus desenhos foi a Lurdinha que de cara amou os desenhos e incentivou bastante a continuar. A Lurdinha também me deu a primeira oportunidade para trabalhar com o mundo da moda. Eu pegava as pontas de estoque da loja da Lurdinha e vendia tudo, entendendo que cada mulher é única, tem seu estilo próprio, a partir de então entendi que eu tinha uma pegada boa para vendas. Então, fui atrás de me especializar, fiz alguns cursos.

As roupas de festa ganharam muita força quando conheci, hoje minha amiga há 10 anos, Joyce Fernandes, que frequentava toda semana a festa da alta sociedade. Quando nos conhecemos ela sempre usava um vestido meu, isso repercutia entre as mulheres… ou seja não faço o mesmo seja diferente , e ande com pessoas que acreditam no seu trabalho  não tem erro!

A moda é para todas

Aos 20 anos montei minha primeira loja que se chamava Luxo Acessível By Rafael Niquini, sempre acreditei que a moda é para todas as mulheres, para todos os corpos, tons de pele e classes sociais... Anos depois, já com o nome consolidado no mercado em Belo Horizonte e em São Paulo, resolvi mudar o nome para somente Rafael Niquini, nessa época comecei a trabalhar com grandes marcas que continuam sendo minhas parceiras, sempre seguindo um estilo casual mais chique... Mas faltava algo, ai resolvi revisitar o passado lá na adolescência quando desenhava os vestidos de festas, que é algo exclusivo e, nessa viagem ao tempo comecei a me identificar com grandes grifes internacionais como Versace, Roberto Cavalli, Emilio Pucci, que são marcas italianas que imprimem uma personalidade forte nas mulheres, uma presença diferenciada e é  essa a mulher que quero vestir. Nesse momento, vem mais uma modificação na minha marca, resolvi transformar em Ateliê Rafael Niquini, pois remete a algo mais exclusivo, personalizado, assim como tem que ser os vestidos de festas... 

Ah, não posso deixar de mencionar que quando comecei a atender as mulheres de São Paulo tive muito medo, pois a mulher paulista é uma mulher prática, diferentemente da mulher mineira que gosta de se vestir para cada ocasião. Nessa jornada tive a ajuda de alguns anjos como minhas primas Edna e Jamilly,  da Darty, que viraram minhas clientes, e minha grande amiga e cliente Carla Cruz, nossa conhecer a Carla foi incrível! Nos conhecemos no primeiro evento de moda que fui em São Paulo e sentamos exatamente um ao lado do outro w ali começou parceria já dura mais de 11 anos, elas ajudaram a divulgar o Ateliê Rafael Niquini na capital paulista. São Paulo foi um grande aprendizado! Ah, e não posso deixar de falar da minha amiga Flávia Campos, que me deu a oportunidade de gerenciar sua loja, foi uma experiência ímpar em minha vida profissional.

Outra mulher que merece destaque e que esteve comigo desde o início foi a minha sobrinha Sabrina. Ela foi minha primeira modelo, pois quando comecei a vender as roupas precisava de alguém para vestir, então minha única sobrinha mulher, começou a vestir minhas criações e nos seus 15 anos o primeiro look da sua festa de aniversário era meu, um vestido rosa pink. A nossa parceria continua até hoje!

Notoriedade da marca


E, as coisas foram acontecendo, o Ateliê Rafael Niquini ao longo desses 15 anos, ganhou grande notoriedade inclusive entre pessoas famosas, a primeira que entrou em contato comigo foi a Simoni, falando que havia gostado das minhas peças e ali firmamos parceria. Ela usou minhas peças em programas de TV como da Adriane Galisteu e Serginho Groisman. Depois apareceu a Gretchen e a nora dela, a Andressa que se tornaram minhas amigas pessoais, inclusive já estiveram várias vezes aqui em Belo Horizonte para prestigiar meus desfiles... tenho grande gratidão! 

Reinvenção e criatividade


A pandemia foi um momento muito desafiador para todos aqueles que trabalham com prestação de serviços, porém foi um momento de me reinventar, decidi investir nos desfiles. Nesse momento, contei com ajuda da minha grande amiga Ludmila, CEO e proprietária do Restaurante Topo do Mundo, sugeri para realizar um desfile lá e, de imediato ela topou, porém alertou para os cuidados que aquele momento exigia para evitar o contágio da Covid 19. O Desfile foi um sucesso e abriu muitas portas no mercado da moda, em 2021 fui convidado pelo Minas Fashion Week, no qual ganhei o prêmio de melhor estilista e estilista do ano... 

Os desfiles fazem parte do Ateliê Rafael Niquini e, na passarela, quero mulheres reais, cada uma com sua personalidade e estilo. O desfile da nossa marca também se transformou em um projeto social, no qual damos oportunidade para meninas reais que sonham em desfilar na passarela. Nesse caminho tivemos pessoas maravilhosas que abraçaram o projeto, como a Márcia Sousa, na maquiagem. 

Esse ano de 2024 já estamos indo para nosso segundo desfile que ocorrerá em julho denominado de Alta Costura, que será realizado no Hotel Botique Royal Savassi e, tivemos uma linda grata surpresa: recebemos uma proposta incrível para ter uma loja física no Pátio Savassi Shopping, nunca imaginei chegar a fazer parte de uma rede tão grande e importante como a Multiplan... e o trabalho não para: abri a agência Stars Talentos que vai abranger BH-SP, mais um sonho sendo realizado! 

A vida inteira estive rodeado de mulheres incríveis, fortes e empoderadas, trabalhar com essa mulher é a essência do Ateliê Rafael Niquini. 

Tudo que conquistei até aqui, nos meus 30 anos, tive apoio imensurável da minha mãe, do meu pai, da minha família, sei que sou motivo de orgulho para eles...  E também de muitos amigos e outras pessoas que não conheço, mas que sei que minha história vai ser motivos de motivação, não para quem quer atingir o sucesso aos 30 , mais que nunca é tarde para começar, recomeçar e vai…”



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.