Seja bem-vindo
Belo Horizonte,25/04/2025

  • A +
  • A -

Vanessa Ribeiro: brilhando nas passarelas e transformando paradigmas


Vanessa Ribeiro: brilhando nas passarelas e transformando paradigmas Foto: Mauro Mendonça

No universo da moda, onde a diversidade ainda enfrenta desafios, Vanessa Ribeiro, de 36 anos, tem se tornado um símbolo de representatividade, talento e inspiração. Natural de Belo Horizonte, ela rompe padrões ao brilhar como modelo plus size e mulher com síndrome de Down, provando que a moda é para todos. Com determinação, carisma e autenticidade, Vanessa vem conquistando seu espaço e se firmando como referência de superação e sucesso.

Desde pequena, Vanessa demonstrou interesse pelo mundo da moda e da arte. Seus hobbies incluem dançar, ler poesias e frequentar cinemas, sendo fã de filmes de comédia. No entanto, foi somente em 2021, por meio do Instituto Mano Down, que sua carreira começou a tomar forma. Com um talento inato e uma presença marcante, Vanessa aprimorou suas técnicas de modelagem com a professora Paula Misael e, em pouco tempo, deslumbrou nas passarelas de Belo Horizonte. Seu carisma e graciosidade a tornaram uma presença inesquecível nos desfiles inclusivos, como o do Shopping Monte Carmo e o desfile no Barro Preto, em parceria com a Top Agency.


Foto: Mauro Mendonça

Foi através da Top Agency que Vanessa foi descoberta pelo Jamir Lemos, coordenador de Minas Gerais, do renomado Concurso Miss  Plus Size Nacional, idealizado por Eduardo Arauju - RJ. Seu talento e autenticidade logo lhe renderam títulos importantíssimos: 

Miss Plus Size Inclusão Nacional Minas Gerais - 2024, Miss Plus  Size Inclusão  Nacional e Miss Princess Inclusão BH (vestida com o traje do Miss Plus Size Inclusão  Nacional). Esses reconhecimentos não foram apenas títulos; foram provas do impacto e da grandeza de Vanessa no cenário da moda inclusiva. Ela não apenas veste roupas, ela dá vida às peças e transmite uma energia única em cada desfile. “É gratificante ver como ela está abrindo os horizontes para as pessoas plus size e com a inclusão”, afirma sua mãe, Valéria. 

“Meu sonho sempre foi ser modelo profissional. Sou muito feliz como modelo e quero ter muito sucesso. Mas, é preciso estudar e ensaiar bastante. Qualquer pessoa, de qualquer tipo de deficiência, pode estar na passarela. Cada um tem um sonho e precisa batalhar por eles e estou conseguindo!”, relata Vanessa. 

A inclusão de modelos atípicas e plus size no mercado ainda é um desafio. A mãe de Vanessa, pedagoga e defensora da inclusão, ressalta que, apesar das conquistas, ainda há resistência por parte de empresas e lojistas em ampliar o conceito de beleza na moda. "Nós estamos no século XXI e a moda ainda está estagnada quando se trata de diversidade corporal. Eu, como mãe, acredito na profissão de modelo para pessoas atípicas. A entrada de Vanessa e de muitas modelos fora do padrão gera um grande impacto para a sociedade e rompe tradições", pontua. 



Foto: Juscelino Aguiar

Valéria ainda afirma que a inclusão na moda não é apenas uma questão de representatividade, mas também de reconhecer o valor e o potencial dessas modelos no mercado. “Por que investir apenas em modelos slim? Elas (as modelos fora do padrão) consomem os mesmos produtos, representam um público real e merecem ocupar esse espaço. Não se trata de desmerecer nenhuma categoria, mas sim de respeitar e valorizar a diversidade de corpos."

Sem dúvidas, Vanessa tem sido uma verdadeira revolucionária, quebrando paradigmas, derrubando barreiras e inspirando crianças e adultos com deficiência a acreditarem que podem alcançar qualquer objetivo. Com sua beleza, simpatia e determinação, ela vem conquistando um espaço que antes era inimaginável para muitas pessoas.

Sua mãe afirma que Vanessa tem sido uma grande inspiração para elevar a autoestima de muitas pessoas, sejam crianças ou adultos. “Muitas pessoas pensam que não são capazes de ser modelo. Mas quando vêem a Vanessa desfilando, percebem que não é só gente magra que pode seguir essa carreira, que elas também podem ser”, diz. Valéria relembra um dos desfiles do qual Vanessa participou, se tornando uma grande inspiração para pais e filhos:

"Vanessa chegou deslumbrante, vestida com o traje do Miss Nacional, usando a faixa e a coroa, e isso chamou muita atenção. Todos a admiravam. Nesse momento, muitos  pais de crianças com Síndrome  de Down,  percebem que seus filhos podem ir muito além do que imaginavam. No início, quando se tem um filho com Síndrome de Down, é comum que  enfrentem inseguranças, lidando  com a autoestima baixa e incertezas sobre o futuro. Mas, ver uma pessoa  com Síndrome de Down superando  barreiras e conquistando espaços é uma referência importante e algo extremamente gratificante para as famílias com pessoas com deficiências.”


Foto: Mauro Mendonça

Vanessa é uma mulher batalhadora, que nunca se deixou limitar pelos desafios e foi atrás de oportunidades para crescer. Além da carreira de modelo, ela trabalhou em diversas áreas. Passou pelo McDonald's, pela empresa Matrix e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Também investiu em sua formação, realizando cursos de capacitação na PUC Minas. Na área da modelagem fez especializações com grandes nomes do setor, como Jamir, Nilton e Rogilberto. Sua dedicação e empenho demonstram que ela é uma profissional de excelência, que se reinventa constantemente e nunca para de evoluir.

O impacto de sua carreira vai além das passarelas. Vanessa tem mostrado que a beleza está na diversidade e que a moda pode (e deve) abraçar diferentes corpos, histórias e realidades. Seu nome está gravado na história como uma musa da inclusão, Vanessa é uma estrela brilhante que ilumina o caminho para tantas outras pessoas que sonham em ocupar espaços que antes pareciam inatingíveis. Vanessa Ribeiro é a prova viva de que o impossível não existe para aqueles que ousam sonhar grande.

Reciprocidade entre mãe e filha

A jornada de Vanessa rumo ao sucesso não seria possível sem o apoio incondicional de sua mãe. Da mesma forma, Valéria encontra força diária no amor e na determinação da filha. Juntas, elas se impulsionam e se fortalecem. Emocionada, Valéria compartilha o impacto transformador que Vanessa tem em sua vida:

“A Vanessa representa tudo em minha vida. Ela veio para me tirar da estagnação. No começo, foi difícil, mas logo pensei: ‘Sou jovem, preciso batalhar’. E assim comecei. Sempre lutei por ela, mas percebi que, ao fazer isso, também crescia. Cada investimento que faço na Vanessa é um aprendizado para mim. Voltei a estudar por causa dela e brinco dizendo que ela é meu motor, a minha força para seguir em frente. Hoje sou formada em pedagogia, tenho cinco pós-graduações, fiz musicoterapia, aprendi a tocar música e até a dirigir. Tudo isso foi por causa dela. A  Vanessa está aprendendo a tocar violoncelo e eu toco violino. E tudo que eu faço em função da Vanessa, quem cresce sou eu mesma.


Hoje eu sou quem eu sou graças a ela. Se não fosse a Vanessa, talvez eu tivesse seguido um caminho diferente, sem tantas oportunidades de crescimento.  E quando achei que já tinha aprendido tudo, aí vem esse boom dela querer ser modelo. Decidi investir nisso, especialmente depois que ela perdeu o pai e ficou sem um projeto de vida. Quis ajudá-la a encontrar um propósito e, ao levá-la para cursos e desfiles, percebi que eu também estava aprendendo e conhecendo novas pessoas.
Mais do que isso, entendi que nossa história pode servir de exemplo para outras pessoas. O que a gente faz para o outro, o retorno vem para nós mesmos. Este é meu lema.”

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.